Perdidos no Mundo

Geração Reggae: Os filhos de Bob Marley

Geração Reggae: Os filhos de Bob Marley

A Jamaica foi o berço do maior pensador e músico de reggae da história. Líder do movimento rastafári, Bob Marley levou ideias de igualdade social, amor e liberdade para o mundo. Suas letras são centradas na discussão de problemas sociais e políticos, sendo assim a principal voz dos negros, oprimidos pelo preconceito e pela falta de oportunidades.

Apesar de dar voz a esse grupo, o som do Rei do Reggae atingiu absolutamente todo o tipo de classe, popularizando esse estilo musical. Quem não conhece canções como “One Love”, “Buffalo Soldier” e ”Is This Love”? Pois é, todo mundo sabe que a importância de Bob Marley é indiscutível.

O que talvez vocês não saibam é que os filhos desse cara deram continuação ao trabalho do pai, cada um à sua maneira. O reggaeiro teve doze rebentos, com sete mulheres diferentes. Muitos deles trabalham e vivem da música, e são inúmeros os projetos aos quais já se dedicaram. Aqui, vamos contar para vocês quais são os mais significativos.

Geração Reggae: Os filhos de Bob Marley

ZIGGY MARLEY

Em 1981, os fãs de reggae sofriam com a morte de Bob Marley, vítima de um câncer de pele, que se espalhou até atingir o cérebro, pulmão e estômago. Logo depois, Ziggy Marley foi apontado como seu sucessor. Ziggy é o filho mais velho de Bob e Rita Marley, uma integrante das I Threes, grupo que fazia vocal de apoio para o ídolo reggaeiro.

Bob Marley foi o próprio professor do filho, dando a ele aulas de guitarra e bateria. Ziggy também era presença constante nos ensaios do Wailers. Aos 17 anos, fundou o The Melody Makers, ao lado de Stephen, Sharon e Cedella Marley. Após anos tocando ao lado dos irmãos, passou a investir em sua carreira solo. Lançou sete álbuns e venceu cinco Grammy´s. O último deles, In Concert, foi lançado no início de 2013, e rendeu uma turnê, que inclusive passou pelo Brasil durante o primeiro semestre. Seu estilo é o reggae, mas Ziggy se aventura por outros estilos, como o pop e o hip hop. Para o próximo disco, que será lançado em 2014, está prevista uma parceria com o rapper Akon.

Assim como o pai, suas canções também são inspiradas no sofrimento e na luta por melhorias sociais. Apesar de não se considerar mais um rastafári, diz que a “sua religião é o amor”, o que definitivamente lembra a filosofia do lendário Bob. Além de usar a força do reggae para propagar a sua mensagem, Ziggy é dono de uma fundação chamada URGE (Unlimited Resources Giving Enlightentment), que atua na Jamaica e em alguns países da África, construindo escolas, postos de saúde e ajudando crianças que sofreram abusos sexuais.

 

Geração Reggae: Os filhos de Bob Marley

ZIGGY MARLEY AND THE MELODY MAKERS

Como o próprio nome já diz, Ziggy Marley era o líder do grupo. Stephen, Sharon e Cedella Marley, todos filhos do Rei do Reggae, são os outros integrantes. Formado em 1979, antes da morte de Bob Marley, os quatro fizeram sua estreia ao lado do pai, gravando a faixa “Children Playing In The Streets”. A partir de então, passaram a tocar juntos ocasionalmente – inclusive no funeral do pai, em 1981.

Todos os discos produzidos pelo grupo de reggae foram um sucesso dentre os críticos, sendo bem aceitos pelo público também. A banda só se desintegrou quando Ziggy e Stephen passaram a investir nas próprias carreiras solo.

 

Geração Reggae: Os filhos de Bob Marley

DAMIAN MARLEY

Também conhecido como “Jr. Gong”, é filho de Bob com a Miss Universo Cindy Breakspeare. Diferente de Ziggy, conviveu pouco tempo com o pai, que morreu quando Damian tinha apenas seis anos. Já aos treze anos, entrou para a banda The Shepherds, como vocalista, ao lado de outros nomes conhecidos do reggae jamaicano.

Em 1996, iniciou sua carreira solo. Seu segundo disco, Halfway Tree (2001), rendeu o primeiro dos cinco Grammys que já ganhou até hoje. Mas o prestígio e reconhecimento vieram apenas com o terceiro álbum, Welcome to Jamrock (2005). Com ele, Damian passa a mostrar no que se diferencia do pai, consagrando seu som de uma maneira individualizada. Algumas faixas têm pegada reggae, lembrando bastante o que Bob Marley fazia. Em outros momentos, o músico opta pelo blues e até pelo rap.

Eclético, Damian já fez parceria com o Skryllex, com a rapper Eve e com a cantora de reggae Alika. Stephen Marley, um de seus irmãos, também é presença constante em seus projetos. No entanto, sua parceria mais notável aconteceu em 2011, quando foi criado o SuperHeavy, um grupo musical composto por Mick Jagger, Joss Stone, Dave Stweart e A. R. Rahman.

Rahman é um dos principais compositores de trilha sonora do cinema indiano, enquanto Stewart é um músico de rock progressivo. A intenção do grupo é justamente promover o mix de estilos diferentes.

Geração Reggae: Os filhos de Bob Marley

JULIAN MARLEY

Julian é o único filho de Bob Marley nascido na Inglaterra, mas nem por isso deixou de honrar suas raízes à altura. Membro do movimento rastafári, disse certa vez em entrevista ao R7 que “é nossa  responsabilidade [dele e dos irmãos, continuar a fazer música], porque nosso pai é Bob Marley. A mensagem é muito forte, está dentro dos nossos corações”. Julian se referia à relação que tem com os irmãos, algo, que de acordo com ele é “tão natural” ao ponto de se reunirem casualmente para cantar e filosofar juntos.

Antes de iniciar sua carreira solo, Julian montou um projeto de auxílio a crianças desfavorecidas com Ziggy, Damian e Stephen Marley. Posteriormente, dedicou-se puramente ao reggae, gravando três discos, com canções inspiradas na espiritualidade e em conceitos como a paz. Seu estilo de vida é basicamente voltado para a música: além de compositor, também toca vários instrumentos, como baixo, bateria e guitarra.

Apesar de ter nascido no Reino Unido, mudou-se para a Jamaica para se aprofundar nos estudos sobre o rastafarianismo, além de ficar mais perto dos irmão. Dentre eles, Damian é o mais presente em sua vida. Juntos, excursionaram pelo festival Lollapalooza, em 1997.

1 Comment

  1. Fabio Novine

    Sensacional, adorei..
    Meu ídolo eterno!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>